Secretaria Municipal de Administração

 

Célia Maria Gama Alves Ibiapina

Rua vereador Ramos, s/n - Centro

86 3383-1538

adminstracao@esperantina.pi.gov.br

07:30 às 13:30

 

Atribuição: A Secretaria Municipal de Administração é órgão responsável pela promoção, treinamento e política de avaliação de desempenho de pessoal, responsável pelo recursos humanos, controle de uso de bens moveis e imoveis, os recursos materiais, as estratégias de implantação das tecnologias de informação e outros serviços administrativos necessários ao funcionamento da Prefeitura.

Secretaria Municipal de Assistência Social

 

Regina Silva Sousa

Rua 13 de Junho, s/n - Centro

86 3383-1719

social@esperantina.pi.gov.br

07:30 às 13:30

 

Atribuição: A Secretaria Municipal de Assistência Social tem por finalidade a gestão dos recursos disponíveis para execução das ações voltadas para a inclusão social, através da concretização de projetos e atividades orientados para a capacitação e valorização de pessoas, especialmente as menos favorecidas, e o enfrentamento de situações emergenciais de assistência

Ações: Ativar a vida, dar sentido ou um rumo para seguir em frente, cuidar bem. Esse tem sido um esforço constante para muitos profissionais da assistência social e saúde da Prefeitura de Esperantina. A implantação de projetos como: Fábrica de Sonhos que cuida de crianças e adolescentes com necessidades especiais; envolver idosos de todos os bairros em grupos culturais com dança, prática de esporte e sessões de hidroginásticas, capoterapia e outras modalidades que ajudam a juntar movimentar pessoas.

Nos últimos anos, tem sido investido recursos próprios e federais para manutenção de programas que cuida das novas mamães, garantindo acompanhamento na saúde, doação de enxoval, além da regularização de documentos para inclusão em programas sociais de transferência de renda para pessoas carentes da cidade.

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agrário, Empreendedorismo e Trabalho

 

Inês Silva Monção Alves

Rua Jerônimo Monte do Furtado, s/n - Chapadinha Norte

86 3383-1538

desenvolvimento@esperantina.pi.gov.br

07:30 às 13:30

 

 

Atribuição: A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agrário, Empreendedorismo e Trabalho tem a finalidade de promover o desenvolvimento econômico e sustentável do Município, através da formulação de políticas públicas que envolvam o setor primário, a indústria, o comércio e os serviços vocacionais.

Ações: Os produtores rurais, especialmente da agricultura familiar são hoje grandes fornecedores de produtos para a merenda escolar, (milho, melancia, acerola, hortaliças carne de galinha caipira e peixe).

Além da distribuição de alevinos para piscicultores, a Secretaria de Desenvolvimento Rural do município, mantém o projeto de silagem com o beneficiamento e armazenagem de pastagens para a alimentação dos pequenos animais durante o período de estiagem.

Em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado e com recursos próprios, é garantido a utilização de máquinas para a manutenção de açudes para garantir água para o consumo de animais e limpeza de tanques de criação de peixe atendendo a piscicultores da cidade.

 

 

 

Secretaria Municipal de Educação

 

 

Elizabete Silva de Aguiar

Praça Diógenes Rebelo, 194 - Centro

86 3383-1956

educacao@esperantina.pi.gov.br

08:00 às 12:00 e 14:00 às 18:0

 

Atribuição: A Secretaria Municipal de Educação tem a finalidade de promover a educação infantil e o ensino fundamental, objetivando uma educação de qualidade voltada para o desenvolvimento integral das potencialidades do aluno e o despertar para a pesquisa, para a cidadania e para o exercício profissional.

Ações: A rede municipal de educação contabiliza cerca de 7 mil crianças no ensino fundamental e pré escolar, além do período normal da escola, grande parte destes alunos, durante o contra turno escolar, participam do Proerd – Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, em parceria com a Polícia Militar do Piauí. A cidade também dispõe de uma rede estruturada de ensino médio profissionalizante com o além de diversos cursos de nível superior em instituições públicas e privadas.

A Prefeitura é destaque na utilização de produtos oriundos da agricultura familiar para a merenda escolar como forma de gerar renda para o produtor local além de garantir um lanche mais saudável para os estudantes. O projeto “Peixe de Esperantina” é pioneiro no estado em incluir a carne do peixe na merenda escolar, sendo consumido em média 2 toneladas de peixe por mês nas escolas do município.

Secretaria Municipal de Governo

 

Keyla Maria Costa Carvalho

Rua vereador Ramos, s/n - Centro

86 3383-1538

governo@esperantina.pi.gov.br

07:30 às 13:30

 

Atribuição: A Secretaria Municipal de Governo é órgão responsável pelo provimento das condições necessárias à plenitude dos atos de gestão e administração, em todas as áreas abrangidas pelos negócios públicos, competindo-lhe.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Secretaria Municipal de Infraestrutura e Transportes

 

 

Jose Ribamar de Sousa

Rua Vereador Ramos, 746 - Centro

86 3383-1538

obras@esperantina.pi.gov.br

07:30 às13:30

 

Atribuição: A Secretaria Municipal de Infraestrutura e Transportes tem a finalidade de promover as políticas públicas voltadas para o desenvolvimento e ordenamento urbano, da engenharia de tráfego e da adequação e manutenção da estrutura física necessária para o funcionamento da administração.

Ações: Com mais de 30% de sua população vivendo na zona rural, a Prefeitura Municipal precisou investir em estradas e abastecimento de água em comunidades com maior densidade populacional. Nos dois últimos anos, além da utilização de carros pipas que atende às comunidades com maior dificuldade de acesso a água, a Prefeitura recuperou e implantou novos sistemas de abastecimento de água, em localidades, da zona rural. Na malha viária, foram construídas pontes, recuperadas e construídos mais de 100 km de estradas vicinais, Na zona urbana, a recuperação de calçamento, construção de sarjetas tem sido importante a qualidade de vida da população. As parcerias com o governo do estado tem permitido o asfaltamento em diversos bairros e no centro da cidade. Como em todo o País, a regulação do trânsito e o trabalho contínuo para a diminuição da violência no transito ainda constitui um dos grandes desafios para a Gestão Pública.

 

Secretaria Municipal de Esporte, Cultura e Lazer

 

Francisco Epaminondas dos Santos Albuquerque

Rua vereador Ramos, s/n - Centro

86 3383-1538

esporte@esperantina.pi.gov.br

07:30 às 13:30

 

Atribuições: A Secretaria Municipal de Esporte, Cultura e Lazer tem como finalidade o desenvolvimento de políticas públicas voltadas para a proteção do patrimônio cultural, do desenvolvimento dos desportos e do lazer.

Ações:  Além de ser uma potência no futebol regional, com campeonatos importantes como “copão rural” e outros, atletas  esperantinenses também tem sido destaque em modalidades esportivas como jiu-jitsu, MotoCross e wheeling. A Prefeitura tem investido recursos próprios e de parcerias com governos federal e estadual, para ampliar a estrutura para prática de esporte, reformando e construindo quadras e ginásios poliesportivos, além da manutenção dos “campos de areia” para atender os times de futebol na zona rural.

Durante o Festival do Peixe, além da vasta programação em esportes aquáticos, (natação e canoagem) no rio, Longá, a cidade recebe etapas de competições estaduais de ciclismo e supino com destaques para atletas locais. A prática do ciclismo como prática saudável de exercícios físico, está sendo bastante incentivada na cidade, numa parceria entre a Prefeitura através de suas secretarias e grupos organizados na cidade.

Lançado em Esperantina um evento “Sexta Cultural”, que visa valorizar os talentos locais em todas as áreas. Além disso a prefeitura vem apoiando todas expressões culturais no município.

 

Secretaria Municipal de Fazenda

 

Paulo Roberto Bonifácio

Rua vereador Ramos, s/n - Centro

86 3383-1538

fazenda@esperantina.pi.gov.br

07:30 às 13:30

 

Atribuição: A Secretaria Municipal de Fazenda é o órgão responsável pela formulação e execução da política econômica-financeira do Poder Público Municipal.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Secretaria Municipal de Saúde

 

Elizângela Carvalho Amorim

Rua Carvalho e Silva, s/n - Centro

86 3383-1174

saude@esperantina.pi.gov.br

07:30 às 13:30

 

 

Atribuição: A Secretaria Municipal de Saúde tem a finalidade de promover as políticas públicas de Saúde no âmbito do município de Esperantina, através de ações, projetos e atividades de proteção à saúde da população e da promoção de sua qualidade de vida, articuladas com as atividades similares pelo governo Federal e Estadual, iniciativa privada e organizações não governamentais.

Ações: Com uma população perto de 39 mil habitantes, Esperantina está 100% coberta pelo Programa Saúde na Família, 17 equipes estão implantadas, além dos serviços complementares como laboratório de exames e diagnóstico. Em 2017 todos os postos de saúde foram reformados e entregues à população outras cinco unidades básicas de saúde. A Prefeitura dispõe de consultas especializadas em áreas como ginecologia, psiquiatria e ortopedia que atendendo pacientes da cidade e de outros municípios.

A prefeitura ainda dispõe de serviço de transporte e casa de apoio para pacientes que precisem de outras consultas ou procedimentos especializados em Teresina.

 

 

Procuradoria Municipal

 

 

Fellipe Roney de Carvalho Alencar

Rua vereador Ramos, s/n - Centro

86 3383-1538

procuradoria@esperantina.pi.gov.br

07:30 às 13:30

 

Atribuição: Além de representar o Município, judicial e extrajudicialmente, a Procuradoria Geral, órgão da administração direta responsável pela advocacia geral, exerce a função de consultoria jurídica e assessoramento ao Prefeito e à Administração Geral.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Controladoria Municipal

 

Marcelo de Melo Sérvio

Rua vereador Ramos, s/n - Centro

86 3383-1538

controladoria@esperantina.pi.gov.br

07:30 às 13:30

 

Atribuição: A Controladoria Geral do Município é o órgão da Administração Direta, Indireta e Fundacional responsável pela avaliação da eficiência e eficácia das ações administrativas do Poder Executivo, cabendo-lhe a fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial do Município e das entidades da administração direta e indireta, quanto à legalidade, legitimidade, economicidade, aplicação de subvenções e renúncia de receita, competindo-lhe.

 

 

 

 

 

 

 

Gabinete do Prefeito

 

Cristiane Gomes Oliveira

Rua vereador Ramos, s/n - Centro

86 3383-1538

gabinete@esperantina.pi.gov.br

07:30 às 13:30

 

Atribuição: O Gabinete do Prefeito é responsável pelas atividades de promoção, relação pública, agenda de audiências e cerimônias, expedição e recebimento da correspondência oficial e transmissão de determinações emanadas do Prefeito ao demais órgãos da administração municipal, assessorando-o em todos os assuntos relacionados com o Governo.

 

 

 




entre em contato

PREFEITURA DE ESPERANTINA Terra que amamos

Rua Vereador Ramos, 746, Centro, Esperantina/PI  CEP 64180-000
Telefones: (86) 3383-1538